
Projetos
O Mundo dos Sebos
Série de TV - Documental
13 episódios - 26 min
Os bastidores desses verdadeiros depositários de literatura, um universo para ler e contar, fazendo o espectador mergulhar no universo dos livros usados, suas histórias e curiosidades.
Apresentação: Ruy Castro.

“Os livros são objetos transcendentes, mas podemos amá-los do amor táctil”, escreveu um dia Caetano Veloso. É esse prazer de correr os dedos pelas prateleiras empoeiradas, driblando as traças, que talvez explique a sobrevivência de uma instituição secular na cidade: os sebos.
Al-Farabi (872-950) foi um filósofo muçulmano, nascido no Turquestão, que viveu em Bagdá e que, por seus conhecimentos e reputação de grande leitor, emprestou seu nome aos livros e documentos antigos ou velhos de pouco préstimo ou valiosos, raros ou comuns. Alfarrabistas são, portanto, os comerciantes desses livros, cujas lojas, no Brasil, ficaram conhecidas como “sebos”.
Os sebos vendem livros usados, em geral lidos e manipulados por seu primeiro proprietário, que, após algum tempo de convívio com a obra, opta por trocá-la ou vende-la para ter acesso a outras leituras ou fazer dinheiro. Nesse momento, o livro tem a chance de nascer de novo para outro leitor, que interessado no seu conteúdo, preço e/ou raridade, o leva para casa para que ele cumpra sua função.
Em sebos podem ser encontrados não apenas livros usados que ainda estão no mercado como também exemplares de edições esgotadas e fora do mercado, sem contar obras raras que chegam a ser disputadas por altíssimos preços. Colecionadores, bibliófilos, admiradores de edições antigas, todos encontram nos sebos uma fonte para satisfazer suas necessidades. As primeiras edições de livros de autores que se tornaram famosos, e que foram inicialmente publicados de forma precária, são alguns dos itens mais procurados em sebos.
O mundo dos sebos constitui uma dessas áreas do mercado editorial que todo mundo sabe que existe, mas poucos se aventuram a explorar, no sentido de compreender seu papel, sua dimensão e seus efeitos na indústria. É isso que a série O MUNDO DOS SEBOS pretende trazer, fazendo o espectador mergulhar no universo dos livros usados, suas histórias e curiosidades.
Com apresentação e narração do escritor Ruy Castro, ele mesmo um “rato de sebos” pelo Brasil, cada episódio será dedicado a um importante sebo de uma cidade brasileira, contando sua história, incluindo entrevistas com os livreiros, os vendedores, os clientes mais assíduos, buscando desvendar esse mercado através de fatos inusitados, informações sobre edições raras, autógrafos importantes, fotos, etc.
Vamos conhecer histórias curiosas como a de Luiz Barreto, dono do Letra Viva, que encontrou sua vocação, aos 17 anos, quando foi trabalhar como faxineiro na Editora Record. Negócios de família, como o Academia do Saber, onde Ricardo Correia é sócio dos dois irmãos e cujo pai era do mesmo ramo. Antônio Seabra, do Beta de Aquarius, que já vendeu um exemplar que Guimarães Rosa havia ofertado a José Lins do Rego. As dedicatórias famosas encontradas por Paulo José Costa, dono do Fígaro.
O MUNDO DOS SEBOS vai revelar os bastidores desses verdadeiros depositários de literatura, um universo de histórias para ler e contar.