top of page

Projetos

Histórias da Carrocinha
Série de TV - Ficção

13 episódios - 24 min

 

Dedicado às crianças de quatro a sete anos, pretende resgatar o tradicional e educativo hábito de contar e ouvir histórias. 
A cada programa, um contador de histórias apresenta um conto infantil do repertório clássico ou folclórico. 

 

Apresentação: Paulo Tiefentaller.

Projeto Histórias da Carrocinha - Girândola

Uma experiência do teatro musical para crianças de quatro a sete anos na televisão. O programa pretende resgatar o tradicional e educativo hábito de contar e ouvir histórias, que as crianças tanto apreciam, e que está se perdendo nas opções narrativas do mundo moderno. O uso distanciado e crítico dos recursos tecnológicos que a televisão oferece estará presente na linguagem dos episódios. A cada programa, um contador de histórias apresenta um conto infantil do repertório clássico ou folclórico em episódios com música e dramaturgia.

 

O programa será gravado em um teatro clássico com palco italiano e a presença de público formado por crianças. Uma Kombi ou um Jipe com uma carroceria adaptada como um enorme origami feito de ferragens e sobras variadas levará o nosso contador de histórias por vários teatros imaginários de outras tantas cidades imaginárias onde ele apresentará cada um dos seus espetáculos. Cada dia um teatro diferente construído através de efeitos visuais em cima de imagens captadas de teatros pelo Brasil afora. Cada abertura de programa trará nosso contador viajando por pequenas estradas até chegar ao lugar de cada episódio. Ele canta, dança e representa e terá a companhia de uma mulher, sua parceira, que também canta e ajuda a contar as histórias. O público infantil será chamado também não só para participar do ritual da história representada como também para montar os cenários e os figurinos. Um enorme baú será colocado no palco depois de tirado da Kombi e dele sairão todos os elementos necessários `narrativa. Esses elementos serão pendurados e arrumados no palco fisicamente e magicamente com ajuda dos efeitos visuais. O próprio contador de histórias não só funciona como um narrador como também interfere no andamento da trama e estimula a participação das crianças da plateia no desenvolvimento da trama. O apresentador além de contar a história também comenta o que está sendo mostrado no palco pela trupe de atores através de diálogos engraçados com as crianças, funcionando como um coro do teatro grego clássico. A história será toda intercalada com números musicais totalmente integrados às ações.

 

A narrativa vai e volta do contador de histórias para a cena. O diferencial é que teremos sempre a reação, a torcida e os comentários das crianças do público.

 

1.  JOÃO E MARIA

2.  CINDERELA

3.  OS TRÊS PORQUINHOS

4.  BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

5.  O PEQUENO POLEGAR

6.  O VIOLINO E O GATO

7.  A BELA ADORMECIDA

8.  CHAPEUZINHO VERMELHO

9.  A RAPOSA E AS UVAS

10. A CIGARRA E A FORMIGA

11. A BELA ADORMECIDA

12.  JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

13. OS MÚSICOS DE BREMEN

 

Criação: Emilia Silveira, Miguel Paiva, Paula Zanettini e Vitor Paiva

Co-produção: 70 Filmes

  • Facebook Girândola
  • YouTube Girândola
  • LinkedIn Girândola

© 2018 Girândola Produções

bottom of page