top of page

Projetos

A Bahia de Carybé
Documentário

A vida e a obra de um argentino que virou um símbolo da cultura brasileira, um artista único que registrou o cotidiano da Bahia com perfeição e tornou-se referência mundial.

A Bahia de Carybé

Carybé é um símbolo da cultura brasileira, tornando-se referência mundial. Argentino de nascimento, de pai italiano e mãe brasileira, Hector Julio Páride Bernabó tinha olhos e pincéis sempre voltados para o povo simples que vive nas ruas da Bahia: os carregadores, os vendedores de frutas, os capoeiristas, os vendedores de berimbau. Registrou o cotidiano da cidade de Salvador com muita sensibilidade e  perfeição, com seu traço inconfundível.

 

Porém, mais que um grande artista, Carybé era um grande homem. Uma pessoa muito sensível, carismática, de índole festeira e que vivia rodeado de amigos fiéis. Tinha múltiplas habilidades e, além de excelente artista plástico, era capoeirista, batuqueiro, mecânico nas horas vagas, pé-de-valsa, ligado ao cinema e praticante do Candomblé. As experiências vividas na Bahia serviram de inspiração para suas obras, que permanecem atuais até os dias de hoje. Por ter escolhido temas simples, não há uma única obra sua que seja circunstancial. Carybé é atemporal, influenciou grandes artistas e continua sendo uma inesgotável fonte de inspiração.

Todos os aspectos de sua vida e obra serão abordados no documentário, revelados através de entrevistas, arquivos familiares e imagens inéditas.

Direção: Marcus Fernando

Produção Executiva: Manuela Formosinho

Realização: A Gente Produções

Coprodução: Girândola

  • Facebook Girândola
  • YouTube Girândola
  • LinkedIn Girândola

© 2018 Girândola Produções

bottom of page